Qualiwatt - Eletrônicos com Qualidade e Potência | Produtos - QW059 - Controle de Ventilador Oscilante Sobrepor Bivolt

Produtos

Você está localizado em: Home » Produtos - QW059 - Controle de Ventilador Oscilante Sobrepor Bivolt
Compartilhe

QW059 - Controle de Ventilador Oscilante Sobrepor Bivolt

Descrição e Aplicação do Produto

Este produto destina-se ao controle manual da velocidade de ventiladores de teto e demais cargas acionadas por motor de indução, dentro das características técnicas do produto.
São indicados para ajustar o fluxo de ar (vento) de modo a proporcionar o máximo conforto térmico aos ocupantes de um ambiente, além de proporcionarem economia de energia.
Girando-se o eixo do potenciômetro no sentido horário, o ventilador é ligado (após o clique) na sua potência máxima. Nessa condição, a velocidade do ventilador começa a aumentar com máxima aceleração. Continuando a girar o eixo do potenciômetro no sentido horário, a velocidade do ventilador vai diminuindo até que no final do giro sua rotação é próxima de zero. Girando - se o eixo do potenciômetro no sentido anti-horário a rotação vai novamente aumentando, porém com baixa aceleração, até atingir seu valor máximo, quando o potenciômetro estiver todo girado até seu início de curso. Forçando-se um pouco mais o eixo do potenciômetro, ao ouvir novamente o clique, o ventilador estará desligado da rede elétrica.

Cuidado: evite ajustar baixas velocidades no ventilador, pois isto pode causar seu superaquecimento, além do que, possíveis variações para baixo da tensão de alimentação (cuja ocorrência é normal) podem provocar a parada do ventilador e sua queima.

 

Características Técnicas

1. Tensão de operação: Bivolt.
2. Potência: 200 VA quando ligado em 127V e 400 VA quando ligado em 220V.
3. Tipo de carga: somente motores monofásicos de indução.
4. Conexão elétrica: fios de bitola 0,5 mm2 x 150mm.
5. Instalação: Sobreposto preso por fita dupla face ou parafusos.
6. Consumo em stand-by: 0 W.
Consumo em operação: aprox. 1,0 W em plena carga

 

Dimensão

AlturaxLarguraxComprimento
caixa 30x46,5x67 mm

Instruções de Instalação

1. Deve ser instalado por profissional qualificado e com a rede elétrica desligada.
2. knob enviado na cor branca. Outras cores, consulte seu revendedor.

 

Teste de Funcionalidade

1. Ligue o produto de acordo com o esquema de ligação.
2. Gire o eixo do potenciômetro no sentido horário até ouvir um "click". Nessa condição o dispositivo acha-se ligado e o ventilador inicia a girar, acelerando rapidamente até atingir sua velocidade máxima.
3. Continue a girar o eixo no mesmo sentido e observe que a rotação do ventilador diminui até um valor bem baixo no final do giro do eixo do potenciômetro.
4. Gire em sentido contrário e observe o aumento da rotação do ventilador.
5. Ao final do giro do potenciômetro no sentido anti-horário o ventilador deve estar novamente com máximo giro.
6. Force, então, um pouco mais o eixo do potenciômetro no sentido anti-horário até ouvir novamente um "click". Nessa condição o ventilador é desligado da rede elétrica de alimentação.

 

Problemas Possíveis

O uso com carga acima do especificado, por tempo prolongado irá ocasionar avalanche térmica no elemento de chaveamento. Isto fará com que perca-se a função de ajuste do nível de velocidade.
Recomenda-se o uso deste produto apenas para o controle da velocidade de ventiladores de teto e demais cargas motrizes acionadas por motores de indução.
Para o controle da luminosidade de lâmpadas incandescentes utilizar modelo mais apropriado, também disponibilizado pelo fabricante.

 

Garantia

A Qualiwatt garante este produto contra eventuais defeitos de fabricação pelo prazo de 1 ano a partir da data de emissão da nota fiscal. Não estão cobertos pela garantia: manuseios indevidos, violações, descargas atmosféricas, forças maiores e instalações fora das características técnicas especificadas.

 

Normas Vinculadas

ABNT NBR 5410

 

Tel. +55 (16) 3214-4378 | email: vendas@qualiwatt.ind.br
Horário de funcionamento:
Segunda - Quinta: 7h às 17h | Sexta: 7h às 16h.

Newsletter

Receba as novidades da Qualiwatt em seu e-mail!

2019 - www.qualiwatt.ind.br - Todos os direitos reservados.