Qualiwatt - Eletrônicos com Qualidade e Potência | Produtos - QW725D - Relé de Impulso Eletrônico Modular Bivolt Sem Sinalização e Sem Efeito Memória

Produtos

Você está localizado em: Home » Produtos - QW725D - Relé de Impulso Eletrônico Modular Bivolt Sem Sinalização e Sem Efeito Memória
Compartilhe

QW725D - Relé de Impulso Eletrônico Modular Bivolt Sem Sinalização e Sem Efeito Memória

 

Descrição e Aplicação do Produto
O Relé de Impulso é utilizado para executar o acionamento de cargas, principalmente de iluminação, em substituição aos interruptores simples, paralelos e intermediários. Para sua operação necessita do uso de pulsadores (tipo botão de campainha ou minuteria) no lugar daqueles interruptores.
Permite a utilização de condutores de bitola 0,5 mm2 (exigência mínima da norma NBR5410) no circuito de comando interligando esses pulsadores com o dispositivo.
A tensão que especifica o produto, no caso 127 / 220 V, refere-se à d.d.p. entre os terminais A1-A2, que alimenta seu circuito eletrônico interno.
Este dispositivo apresenta, internamente, como elemento responsável pela comutação da carga um relé com capacidade de 10 A x 250 V.
Efeito Memória: quando da falta de energia elétrica e após seu retorno, a carga ficará desligada, não importa como se encontrava antes dessa ocorrência.

 

Características Técnicas
1. Tensão de alimentação (bornes A1-A2): de 99 a 242 VCA, 50 / 60 Hz.
2. Tensão no comando: disponível duas faixas operacionais, com ligação em bornes independentes entre si e isolados dos terminais de carga do Relé.
Primeira faixa opera em tensão de rede CA: entre borne P1 e qualquer outro condutor da rede que alimenta o circuito da fonte do dispositivo (bornes A1-A2) com potencial diferente daquele ligado ao borne A1. Pode variar entre 90 e 250 V;
Segunda faixa opera em extra baixa tensão de segurança podendo variar entre 10 e 53 VCA (tensão esta fornecida por um transformador isolador não fornecido com o produto).
3. Potência de comutação:
Para cargas ligadas em rede de 127 VCA, até 600 W (lâmpada incandescente comum e halógena sem transformador), 300 W (lâmpada fluorescente com reator eletrônico), 250 W (lâmpada fluorescente com reator eletromagnético), 150 W (lâmpada fluorescente compacta / led), 150 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletrônico), 300 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletromagnético, 0,25 cv (motor monofásico de indução com capacitor permanente / motor série universal)
Para cargas ligadas em rede de 220 VCA, até 1.000 W (lâmpada incandescente comum e halógena sem transformador), 500 W (lâmpada fluorescente com reator eletrônico), 400 W (lâmpada fluorescente com reator eletromagnético), 250 W (lâmpada fluorescente compacta / led), 250 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletrônico), 500 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletromagnético, 0,5 cv (motor monofásico de indução com capacitor permanente / motor série universal).
4. Consumo: 0,4 W em 127 V e 0,8 W em 220 V.
5. Tipo de carga: qualquer um.
6. Conexão elétrica: bornes para fios até 2,5 mm2.

 

Dimensão
Comprimento x Largura x Altura
Caixa padrão DIN: 86 x 24 x 67 mm

 

Instruções de Instalação
1. Instalação: trilhos padrão DIN em quadros de comando.
2. Conectar o dispositivo por meio de condutores até o mínimo de 0,5 mm2 nos bornes A1, A2 e P1 isolados para 450 / 750 V.
3. Conectar um dos terminais da fonte de potência no borne 13 (C) e a carga no borne 14 (NA), ou vice e versa, através de condutores com bitola e isolação apropriadas de acordo com a carga a ser comutada.
4. O borne P1 pode ser pulsado no borne A2 ou em qualquer outro da rede CA que não aquele ligado no borne A1.
5. Utilizar os bornes P2 e B1 para executar o comando em extra baixa tensão de segurança. Os terminais B1 e B2 (veja o diagrama de ligações no Manual do Produto) devem estar conectados à saída de um transformador isolador.
6. Deve ser instalado por profissional qualificado e com a rede elétrica desligada.

 

Teste de Funcionalidade
1. Ligar o produto de acordo com o diagrama de ligações.
2. Se o produto foi recém adquirido e está como saído de fábrica a carga deve estar desligada.
3. Acionar um dos pulsadores de comando: a carga deve ficar energizada.
4. Acionar novamente um dos pulsadores de comando: a carga deve ficar desenergizada.
5. O pulsador de comando em tensão de rede (P1) e o pulsador de comando em extra baixa tensão de segurança (P2) podem ser usados indistintamente.
6. Acionar um dos pulsadores de comando para que a carga seja energizada. Desligar a alimentação dos bornes A1 e A2: a carga deve ficar desenergizada. Ligar novamente a alimentação dos bornes A1 e A2: a carga deve ficar desenergizada.

 

Problemas Possíveis
1. Pulsador com defeito (travado): não se consegue fazer o dispositivo mudar de estado.
2. Enquanto o pulsador P1 estiver acionado, o comando através do pulsador P2 fica inibido e vice e versa.
3. Carga acima do valor especificado: o contato do relé interno da peça "cola", não permitindo seu desligamento.
4. Alimentação da fonte interna do Relé de Impulso (terminais A1-A2) ligada em tensão incorreta.

 

Garantia
A Qualiwatt Ltda. garante este produto contra eventuais defeitos de fabricação pelo prazo de 1 ano a partir da data de emissão da nota fiscal. Não estão cobertos pela garantia: manuseio indevido, violações, descarga atmosférica, instalação fora das características técnicas especificadas e forças maiores.

 

Normas Vinculadas
NBR5410

 

Veja também!

Tel. +55 (16) 3214-4378 | email: vendas@qualiwatt.ind.br
Horário de funcionamento:
Segunda - Quinta: 7h às 17h | Sexta: 7h às 16h.

Newsletter

Receba as novidades da Qualiwatt em seu e-mail!

2019 - www.qualiwatt.ind.br - Todos os direitos reservados.