Qualiwatt - Eletrônicos com Qualidade e Potência | Produtos - QW808D - Relé de Impulso Modular com Sinalização de Carga Ligada e Com Efeito Memória

Produtos

Você está localizado em: Home » Produtos - QW808D - Relé de Impulso Modular com Sinalização de Carga Ligada e Com Efeito Memória
Compartilhe

QW808D - Relé de Impulso Modular com Sinalização de Carga Ligada e Com Efeito Memória

 

Descrição e Aplicação do Produto

Este dispositivo é utilizado para executar o acionamento de cargas, principalmente de iluminação, em substituição aos interruptores simples, paralelos e intermediários. Necessita do uso de pulsadores (tipo botão de campainha ou de minuteria) no lugar daqueles interruptores, bem como permite a utilização de condutores de bitola 0,5 mm2 (exigência mínima da norma NBR5410) no circuito de comando.
O condutor utilizado para levar o comando do pulsador até o dispositivo é o mesmo que serve para trazer a informação do estado em que o dispositivo se encontra até um led localizado junto ao pulsador. Enquanto o dispositivo achar-se no estado ligado, o led estará aceso.
A tensão que especifica o produto, no caso 127 / 220 V, refere-se à d.d.p. entre os terminais A1-A2, que alimenta seu circuito eletrônico interno.
O terminal A1 e o terminal de carga 13(C) compartilham o mesmo borne do dispositivo.
Este dispositivo apresenta, internamente, como elemento responsável pela comutação da carga um relé com capacidade de 10 A x 250 V.
Efeito Memória: quando da falta de energia elétrica e após seu retorno, a carga ficará ligada, ou desligada, do mesmo modo que se encontrava antes dessa ocorrência.

Este dispositivo permite a construção de uma interface do tipo ON / OFF (ver o produto QW174), bastante simples, entre a carga que opera em nível de tensão de rede da concessionária de energia e a placa de controle que opera em nível de 5 VCC. O dispositivo funciona como um transdutor de potência recebendo do microcontrolador o comando para mudar de estado e enviando de volta um sinal indicando se ele (dispositivo) se encontra ligado ou não. Essas duas funções são executadas pelo condutor branco via placa de interface QW174 (veja as figuras anexas).

 

Pré automação:
Essa funcionalidade permite que o usuário execute sua instalação elétrica implementando inicialmente toda a parte de comando em tensão de rede da concessionária de energia. Nessa etapa irá utilizar pulsadores de minuteria em substituição dos interruptores paralelos e intermediários podendo assim criar todas as rotas imagináveis de circulação dentro do imóvel. Numa segunda fase poderá instalar a interface eletrônica (ver o produto QW174), a qual permitirá a implementação de um monitoramento e comando digitais.

 

Características Técnicas
1. Tensão de alimentação (bornes A1-A2): de 99 a 242 VCA, 50 / 60 Hz.
2. Tensão no comando (entre borne P1 e qualquer outro condutor da rede de alimentação com potencial diferente daquele ligado ao borne A1): pode variar de 90 a 250 V.
3. Potência de comutação:
Para cargas ligadas em rede de 127 VCA, até 600 W (lâmpada incandescente comum e halógena sem transformador), 300 W (lâmpada fluorescente com reator eletrônico), 250 W (lâmpada fluorescente com reator eletromagnético), 150 W (lâmpada fluorescente compacta / led), 150 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletrônico), 300 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletromagnético, 0,25 cv (motor monofásico de indução com capacitor permanente / motor série universal)
Para cargas ligadas em rede de 220 VCA, até 1.000 W (lâmpada incandescente comum e halógena sem transformador), 500 W (lâmpada fluorescente com reator eletrônico), 400 W (lâmpada fluorescente com reator eletromagnético), 250 W (lâmpada fluorescente compacta / led), 250 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletrônico), 500 W (lâmpada halógena ou led com transformador eletromagnético, 0,5 cv (motor monofásico de indução com capacitor permanente / motor série universal).
4. A tensão de alimentação do dispositivo, da carga e do comando podem ter valores distintos. Para mais informações consultar o site QUALIWATT.
5. Consumo: 0,4 W em 127 V e 0,8 W em 220 V.
6. Tipo de carga: qualquer um.
7. Conexão elétrica: bornes para fios até 2,5 mm2.

 

Dimensão
Comprimento x Largura x Altura
Caixa padrão DIN: 86 x 24 x 67 mm

 

Instruções de Instalação
1. Instalar em trilhos padrão DIN dentro de quadros de comando.
2. Conectar o dispositivo por meio de condutores até o mínimo de 0,5 mm2 nos bornes A2 e P1 isolados para 450 / 750 V.
3. Conectar um dos terminais da fonte de potência no borne A1/13 (C) e a carga no borne 14 (NA) através de condutores com bitola e isolação apropriadas de acordo com a carga a ser comutada.
4. O borne P1 poderá ser pulsado no borne A2 ou em qualquer outro potencial que não aquele ligado no borne A1.
5. Deve ser instalado por profissional qualificado e com a rede elétrica desligada.

 

Teste de Funcionalidade
1. Ligar o produto de acordo com o esquema de ligação.
2. Acionar um dos pulsadores de comando. Caso a lâmpada esteja apagada, irá acender; caso esteja acesa, irá apagar
3. Acionar qualquer outro pulsador, ou o mesmo, o estado da lâmpada deve ser alterado.
4. Se a lâmpada estiver acesa, vá ao próximo tópico. Caso contrário, acione novamente o pulsador de modo a acendê-la.
5. Desligue a alimentação do circuito.
6. Religue a alimentação. A lâmpada deve voltar acesa.
7. Caso seja instalado o módulo de sinalização, enquanto a lâmpada estiver acesa o led estará aceso e enquanto a lâmpada se mantiver apagada o led também se manterá apagado.

 

Problemas Possíveis
1. Pulsador com defeito (travado): não se consegue fazer o dispositivo mudar de estado.
2. Carga acima do valor especificado: o contato do relé interno do dispositivo "cola", não permitindo seu desligamento.
3. Alimentação da fonte interna do Relé de Impulso (fios vermelho e lilás) ligada em tensão incorreta.
4. Inversão da polaridade do ramo de sinalização junto ao pulsador: não se consegue fazer o dispositivo mudar de estado. Verifique o sentido correto dos diodos no ramo de sinalização (veja o Manual do Produto).

 

Garantia
A Qualiwatt Ltda. garante este produto contra eventuais defeitos de fabricação pelo prazo de 1 ano a partir da data de emissão da nota fiscal. Não estão cobertos pela garantia: manuseio indevido, violações, descarga atmosférica, instalação fora das características técnicas especificadas e forças maiores.

 

Normas Vinculadas
NBR5410

 

 

Veja também!

Tel. +55 (16) 3214-4378 | email: vendas@qualiwatt.ind.br
Horário de funcionamento:
Segunda - Quinta: 7h às 17h | Sexta: 7h às 16h.

Newsletter

Receba as novidades da Qualiwatt em seu e-mail!

2019 - www.qualiwatt.ind.br - Todos os direitos reservados.